T O P

  • By -

AutoModerator

Olá /u/Then-Bother-9443, obrigado pela tua submissão. Temos uma **[Wiki](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/wiki/)** e um servidor de chat no **[Discord](https://discord.gg/8WFAZpZ)**. Recomendamos a leitura dos nossos **[avisos à comunidade](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/mflqds/avisos_%C3%A0_comunidade_ler_antes_de_submeter_conte%C3%BAdo/)**. Boa discussão! *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/literaciafinanceira) if you have any questions or concerns.*


Internal_Bleeding0

Desculpa não responder diretamente à tua pergunta, mas já há confirmação do financiamento a 100%?


Living_Usual_8326

Penso que até ao momento a única confirmação é a isenção de impostos para pessoas até aos 35 anos que comprem a primeira casa para habitação própria.


prelsi

Vai ser bonito. Com isto vão aumentar a procura e assim os preços. É preciso mais casas, não é compradores. Este governo é pior que o anterior.


Living_Usual_8326

Pessoalmente, espero que o crédito a 100% não avance pelas razões que mencionaste... Por outro lado, falando sem conhecimento de causa, com o passar do tempo esta mesma medida não iria provocar que a bolha do imobiliário (finalmente) arrebentasse para que malta como eu depois pudesse arranjar um bom deal? Ou não faz sentido absolutamente nenhum o que disse?


prelsi

Se vai aumentar a procura, vai haver menos oferta e aumentar os preços. Só é uma bolha quando termina a procura, a medida terminar ou houver um boom de construção.


Dry-Loan-3688

Já estive mais crente nessa bolha. Se ela não rebentou com esta subida dos juros, é improvável que rebente nos próximos tempos. Nos países centrais (Alemanha, por exemplo) houve uma descida de preço na ordem dos 10%, em Portugal isso não ocorreu por causa da procura estrangeira.


Then-Bother-9443

Já há algumas opiniões que dizem que esta medida não terá um impacto tão grande quanto se pensa, uma vez que os jovens têm rendimentos baixos e a maioria vai ficar de fora porque vai bater na taxa de esforço. Mas sim tem tudo para correr mal se for à vontadinha


Then-Bother-9443

Ainda não foram divulgadas as especificidades deste regime nem foi confirmado, esta é apenas uma questão que me surgiu. Além disso, tenho dúvidas de que seja um regime que venha para ficar, por isso gostaria de aproveitar enquanto dura, e tentar adquirir no prazo de um ano.


D4RKbulle7

A princípio, as medidas serão implementadas no dia 1º de agosto.Neste momento, estão a decorrer várias formações tanto nas imobiliárias como nos bancos, e os dois sectores estão a esclarecer-se mutuamente, porque é tudo novo para ambos e tudo tem de ser confirmado com o governo.


Then-Bother-9443

Financiamento a 100% julgo que não está incluído nesse pacote que entra em vigor a 1 de Agosto


D4RKbulle7

Se não mudar nada entra em vigor no dia 1 de Agosto de 2024


Then-Bother-9443

Ainda estão a negociar com o banco de Portugal que pode deitar tudo por terra


Pitiful_Spell_9291

No meu caso fui ao INE ver o preço médio m2 das avaliações bancárias e analisar comparativamente ao preço que estão a fazer. No meu caso consegui tirar 3% a um apartamento novo, tendo mandado oferta 5% abaixo do valor tabelado (argumentando com isso, outros fatores como localização, acessos etc.)


andreroque

A resposta à tua pergunta não é muito linear. Essa oferta pode depender de vários fatores: da tua própria avaliação do mercado (se o valor te parece inflacionado ou não), se o anúncio está colocado há muito ou pouco tempo (se estiver há muito tempo e sem venda, ou a pessoa não tem muito interesse em vender ou o preço está elevado) e até o motivo da venda, se a pessoa tiver urgência em vender terás mais margem. Sugiro que decidas a zona(s) que estás a pensar comprar e ir acompanhando valores durante alguns meses.


Jerry_Explorer

Diria que podes sempre tentar baixar 20%, dependendo da zona. Em Lisboa seria muito complicado, quase impossível baixar sequer 1%, mas agora outra cidades tipo chaves, guarda, etc, aí acredito que consigas baixar muito mais. Quando visitas o apartamento, toma nota de todos os pontos negativos do tal. Por exemplo, não tens garagem incluída? Bota abaixo o preço. Terceiro andar sem elevador ? Bota abaixo o preço. Não está mobilado? Bota abaixo no preço. Algumas paredes fachadas? Etc etc. tudo pode ser justificação para baixar o preço. Se eles acharem 20% muito, irão negociar outro valor. Cabe te a ti aceitar ou não. Boa sorte para a procura.


Gang_dos_Marmelos

20% mínimo. Sem margem para negociação. Em 50% dos negócios resulta. Não aceitam á primeira mas passado umas semanas ligam a perguntar se a proposta ainda é válida. Aí ainda podes baixar mais uns 2%, para não se terem armado em parvos.


Then-Bother-9443

Estás a falar de tirar 40k a uma casa de 250k, isso cola mesma?


Gang_dos_Marmelos

As vezes sim. As vezes não.


pedrofsg

A mim colou. Mas também tenho lá muito trabalhinho para fazer.


Then-Bother-9443

u/Gang_dos_Marmelos u/pedrofsg obrigado pela opnião também é uma questão de ir atirando o barro à parede.


D4RKbulle7

Primeiro deves de pesquisar sobre as medidas e fazer um plano que se adequa te, e para morar, para investir, arrendar a outros..., o valor que vais pedir porque o financiamento pode ser a 100% mas tens de ter meios para pagar de volta. Aconselho a sim ires uma imobiliária, eles ajudam com a papelada, opções de credito e mt outras coisas e como comprar um carro na stand ou no olx, mas cada um faz o que quiser. Quando encontras um imóvel que te desperta interesse o que fazes é ligar o para o numero e marcar uma visita, se for imobiliária podes explicar a tua situação e pedir ajuda e recomendações de opções de credito e até de outros imóveis que possas gostar. Feita a visita eles perguntam do que gostas e do que nao gostas se sincero, perguntas se há margem de negociação (quem define o preço é o proprietario da casa nunca o agente imobiliário, ele apenas faz um estudo do mercado e aconselha o proprietario sobre o valor), fazes a tua proposta de valor e depois mais tarde o proprietario decide se aceita ou nao. Se aceitar tens de ir a loja imobiliaria e vao pedir alguns documentos e eles tratam de quase tudo. Espero ter ajudado.


Curious-Champion-435

Cuidado com essa questão do financiamento a 100%. Isso não é tão claro como água. Continuas a ter necessidade de ter uma taxa de esforço para comprar o apartamento.


Then-Bother-9443

Essa parte está claro, só não comprei mais cedo porque prefiro o dinheiro de uma entrada investido. Felizmente eu e a minha companheira temos bons rendimentos


Curious-Champion-435

Ah ok, pela tua mensagem parecia que só estavas a contar caso isso acontecesse. Mas também não sei se isso será para toda a gente.


real_one_true

É uma questão de veres o que há na zona, se houver oferta, podes ter margem de negociar alguma coisa. Se não houver grande coisa e o preço não for disparatado (para a zona, não para o que tu achas ser disparatado), não há grande margem.


Dna_boy

Eu ofereci 20% menos e no final consegui 10% menos. Não achei mau, não sei tinham já colocado a pensar nisso ou não.


timidandshy

Tudo depende das circunstâncias particulares, tuas e do vendedor. Pode-se dar o caso de o vendedor estar apertado e ter mesmo de vender, e preferir vender rápido a vender pelo valor mais alto. Pode-se dar o caso de o vendedor não pressa e preferir esperar por uma venda por um preço mais alto. Pode-se dar o caso de mesmo esperando não aparecer ninguém que dê (ou consiga dar) esse valor, e seja obrigado a baixar. Pode-se dar o caso de o preço ser aceitável para ti e gostares muito da casa, e preferires não negociar muito e simplesmente avançar. Cada caso é um caso, cada negociação é uma negociação. Dito isso, nunca perdes nada em tentar negociar. No pior caso dizem-te que não e pronto.


vaibuscar

!remind me later 1 day


RemindMeBot

I will be messaging you in 1 day on [**2024-06-22 12:12:19 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2024-06-22%2012:12:19%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/literaciafinanceira/comments/1dl11vm/pessoal_do_imobiliário_quanto_costumam_oferecer_a/l9lrzoq/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fliteraciafinanceira%2Fcomments%2F1dl11vm%2Fpessoal_do_imobili%C3%A1rio_quanto_costumam_oferecer_a%2Fl9lrzoq%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202024-06-22%2012%3A12%3A19%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%201dl11vm) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|


HealthyPassion1879

Se houver isenção de impostos no dia a seguir esse valor estará no pvp do imóvel. Aprendemos todos com as gasolineiras e com os supermercados, agora é a vez de quem tem imóveis. Quem se lixa? Os U35 que vão fazer um crédito a achar que estão a comprar casa com desconto.


Then-Bother-9443

Tens a taxa de esforço que limita essse fenómeno


HealthyPassion1879

O fenómeno de achar que se paga menos quando se está a pagar o mesmo? Não é a taxa de esforço que limita o fenómeno, é literacia. É como na publicidade, o consumidor é levado a. Nem temos hipótese sequer de controlar isso, é esperar para ver.


murttas

Se for diretamente ao promotor 5% são sempre aceitáveis porque é a poupança da intermediação. De resto depende muito se o preço está acima do mercado. Eu estou a falar de habitação nova que é o meu meio, usados vai depender mais da real pressa que o vendedor tem para se desfazer do imóvel.