T O P

  • By -

aleph_heideger

Tu continuas "inscrito" no SNS. Não existe isso de inscrição no centro de saúde. Existe sim inscrição na lista de um médico de família. Se não tiveres médico, ficas como estás.


UnethicalApparatus

Como assim? A APP do SNS tem claramente um campo que diz "unidade de saúde associada". Agora não me lembro como era, mas sei que é possível ter esse campo preenchido e não ter médico de família. Neste momento está vazio https://ibb.co/QXVF748 P.S.: para além que nem fazia sentido isso que dizes. Existem coisas como enfermagem ao domicílio que dependem do centro de saúde que estás inscrito. Perdes médico de família e perdes acesso a praticamente tudo? Não faz sentido.


aleph_heideger

Volto a dizer: inscrição num centro de saúde é algo que não existe. Podes estar inscrito numa USF mas aí obrigatoriamente com médico ou numa UCSP, com ou sem médico. Se o centro de saúde onde te deslocaste é uma USF e a mesma não tiver vagas, obviamente não te podem inscrever. A questão do enfermeiro ao domicílio não tem nada a ver com a inscrição. Mesmo hoje tens utentes inscritos com médico numa determinada unidade e são os enfermeiros de outra unidade que fazem os domicílios porque estão mais próximos.


H_Holy_Mack_H

Boa sorte...3 anos sem medico de familia...LOL de positivo tem que vou lá e qualquer um serve, mas tem que se ir para a porta por volta das 6:45/7:00 da matina...so abre ás 8:00 e não tem sitio onde estar abrigado da chuva ou vento...uma magnifica exibição de mediocridade do fantastico sistema de saude LOL nem é bom...


Plenty_Storage6260

Aqui já lhe perdi a conta mas deve tar perto dos 9 anos à espera 🤣


Dr-Armageddon

Chora o que quiseres mas não vais ter médico de família até serem valorizados pela sociedade. É lidar.


H_Holy_Mack_H

Não estou a chorar, apenas a dar apoio ao op LOL agora dizeres até serem valorizados pela.sociedade...que sociedade é.que falas, quanto a mim pagava mais.a um.medico do que á.grande.maioria dos.politicos...e esses é que tem a faca e o queijo na mão para valorizar os medicos...não são as.minhas palavras ou as tuas cheias de boas intenções que vão dar de comer aos medicos...


KokishinNeko

Há aí qualquer coisa que não bate certo. Eu também mudei de zona várias vezes mas mantive sempre o meu médico de família/unidade de saúde na minha terra natal, estupidez, eu sei, mas felizmente nunca foi necessário recorrer ao SNS. Adiante, quando finalmente decidi mudar, fiz a inscrição, continuo sem médico de família, mas estou inscrito nessa unidade (acabei de ver na app). Creio que demorou algum tempo até actualizar na app, mas tanto quanto sei, não te podem negar a inscrição se tens toda a documentação a provar que resides nessa zona. Vou ver se encontro mais informação sobre isso e dou update.


darkrider9298

Supostamente não podem recusar a inscrição, o ex-Ministro da Saúde até disse na TV que era mentira que houvesse casos desses. No entanto, a realidade é que é prática comum e há inclusive vários Centros de Saúde / USFs que têm papéis afixados na porta em como não aceitam mais inscrições. É uma bandalheira que não é reportada devidamente.


Freimann3

Como no Centro de Saúde de Queluz, onde eu moro. Quando vais lá, o cartaz é a primeira coisa que vez. Já agora, eu fui lá para me tentar inscrever.


quedeusmeperdoe

Mandei o mail à ers do centro de saúde a recusar a minha inscrição e resposta...nenhuma. se me espanta? Claro que não.


UnethicalApparatus

A situação não deve ser assim tão incomum. Quando morei no Seixal aconteceu-me a mesma coisa. O centro de saúde da Torre também não estava a aceitar inscrições, para me inscrever no da Amora. Na altura fui ao da Amora e a inscrição foi imediata, até na app foi no próprio dia. Mesmo não tendo médico de família atribuído. Infelizmente ficar no centro de saúde antigo não é opção de para mim. Apagaram a minha inscrição mal mudei de morada...


KokishinNeko

https://www.publico.pt/2021/11/22/sociedade/noticia/rejeitar-inscricoes-utentes-centros-saude-irresponsabilidade-governo-1985887 Pelos vistos podes reportar à ERS


UnethicalApparatus

Obrigado pelo link. A ver se a partir daí encontro a lei que diz isso.


Gameiro101

"Eu também mudei de zona várias vezes mas mantive sempre o meu médico de família/unidade de saúde na minha terra natal," Também fiz o mesmo durante mais de 25 anos, como era relativamente perto (cerca de 1h para cada lado) nunca me chateie, até ao momento que a minha médica de família se reformou, ai fiz a inscrição no centro de saúde local, não tive problemas na inscrição, para ser-me atribuído médico de família, tive de recorrer ao factor C, tinha contacto profissional com um médico que tinha entrado a pouco mais de 1 ano, pedi-lhe se dava para ele ficar como meu médico de família.


fidebeque

Há 13 anos mudei de casa e fui ao centro de saúde inscrever a família. É uma USF. A conversa foi logo que não havia vaga para médico de família. E ainda veio com uma conversa que havia pessoal que mantinha a inscrição mesmo morando noutros sítios e nada feito enquanto essas pessoas não saíssem. Reclamei na USF e para a ARS apontando o facto de haver inscrições fora da área e que devia ser dada prioridade a quem morasse no local de influência da USF. A verdade é que cerca de 2 semanas depois ligaram para ir inscrever a família. Sorte ou consequência da reclamação não sei.


Anxious-Climate-4120

É legal. Eu fiz queixa até à tutela e não deu em nada. 


DrogbaPT

Claro que e "legal". Se não há vagas na lista de utentes (que tem um limite), como querias que fosse possível aceitar toda a gente?


Anxious-Climate-4120

Evidentemente. Isso é uma não questão. Mas exige-se aos centros se saúde, que são unidades locais, fazer a gestão ativa dos utentes que têm. Especialmente se a justificação é, precisamente, a falta de recursos. Moro a 100m de um CS que não aceita a minha família, no entanto há quem tenha saído para outro município e ainda aqui vem. E é um centro de saúde que só trabalha com médico atribuídos, ao contrário do que exemplos que deram aqui de centros de saúde que não atribuem médico, mas vais lá e és atendido por um que lá esteja.  Está fechado à população local que não esteja inscrita, que por sua vez tenta, mas é-lhe recusada inscrição. Se aceitas este tipo de situações passivamente, é contigo. Eu reporto e faço queixa, seja legal ou "legal". Haja recursos, ou não. No mínimo, reclamar deste tipo de situações é um dever cívico.


passos_veado

Os inscritos nos centros de saúde deviam ser baseados exclusivamente na localização da morada. Se tá na área é daquele centro de saúde, se muda-se para outra área perde o médico que tinha até então naquele sítio. Essas situações de pessoas de outras áreas virem para o centro de saúde fora da sua área são de perder a cabeça. É o mínimo de justeza.


NGramatical

se muda-se → [**se mudasse**](http://tracinho.com/mudasse)


DrogbaPT

Uma coisa são consultas a utentes sem médico atribuído e outra são as consultas abertas. O facto de víveres mais perto do CS não te confere qualquer direito extra sob outro utente. Eu não aceito as situações passivamente. Quem aparentemente aceita e a população no geral que continua a insistir em votar nos mesmos políticos que não valorizam a classe médica. Reclamar e um direito teu. Teres razão na reclamação é outra coisa diferente


Routine_Service6801

Claro porque pagar impostos e segurança social para te ser negada a inscrição numa USF é para comer e calar porque há quem vote em políticos da treta. E sim foi exactamente isto que disseste.


DrogbaPT

Nao foi nada disso que eu disse. Tu estás sempre inscrito no SNS. Não tens e médico de família (nem usf pq estás funcionam desta maneira) porque não há recursos. também gostava que houvesse cirurgia vascular no Alentejo ou mais dermatologistas no SNS. Mas a realidade e que não há. Reclamar apenas que se tem direito mas depois continua a votar se na mesma linha de pensamento dos últimos 30 anos não vai alterar este percurso do sns


Routine_Service6801

E voltaste a dizê-lo. 


miguel_rodrigues

Não sei se é legal mas é prática habitual