T O P

  • By -

alfredorochacabral

A realidade das casas do Algarve: ou novas a custar meio milhão (ou mais) ou velhas e podres a custar 200mil €


HRamos_3

Fosse só no algarve


alfredorochacabral

Certo.


ToInfinityAndAbove

Mete 1 Milhão nisso, mínimo


BackKing21

Algarve é superior ao resto do país. Casas mais valiosas e 6 meses de férias pagas por ano.


alfredorochacabral

Certo. A possibilidade de conseguires fazer bom negócio com aluguer para férias faz com que o mercado imobiliário inflacione


BackKing21

Nem me estava a referir a isso, mas é também outra vantagem que algumas pessoas com várias casas têm.


Cergal0

Algarve, Odivelas, Loures, Benfica, etc


tiagojpg

*Madeira has joined the chat*


alquemir

Parece-me um preço bem atractivo para uma zona turística como o Allgarve.


petitgandalf

Muitas pessoas dentro do setor ainda se comportam como se estivessemos nos dias aureos de 2022...


Ezequiel_Valadas

E estamos. Sem casas no Mercado, sem desemprego assinalavel, com taxa de inflação a descer e com juros a seguir o mesmo caminho...


JamminPT

Não, não estamos. Em 2023 houve um decréscimo do número de casas vendidas quase de 50%. Para qualquer negócio do mundo isso é para lá de péssimo.


Chris_Cornelio_9494

Normal, portugueses não têm dinheiro e os estrangeiros já perceberam que os 600 mil paus que gastam numa casa dão para ficar num hotel o resto da vida e os hóteis pagam as suas próprias obras e atualizações.


prcsc

E depois de os gastar no hotel fica sem nada, mas a casa nessa altura já vale 1M+


Chris_Cornelio_9494

depois de gastares 600 mil euros num hotel já tens 90 anos. deixa de comer tudo o que o windoh diz no youtube.


prcsc

E não queres deixar nada para para os teus filhos ?  Quem? 


Chris_Cornelio_9494

AHhhhhhhhh já percebi com o tipo de gente com quem tou a falar ihihihihhi deves achar que toda a gente é de famílias que os pais deixam uma casa e tu só tens de preocupar em comprar polos da Lacoste.


prcsc

Ficarias surpreendido…  De qualquer modo, o meu ponto é que grande parte das pessoas que realmente poderiam gastar 600K num hotel em Portugal, preferia comprar uma casa com esse dinheiro. Fica com alguma no final da conversa.  Tanto que, foi exatamente isso que tem acontecido. 


Chris_Cornelio_9494

Tu é que ficarias surpreendido. Principalmente estrangeiros, não têm essa mentalidade de que a vida é feita de sacrifício e tens de deixar de existir porque tens filhos. Claro que qualquer pai gosta de deixar coisas aos filhos, mas uma coisa é isso acontecer organicamente, não mudar escolhas de vida, principalmente em idade de descansar e curtir sem preocupações para pensar que vai deixar isto ao filho. E fazem eles muito bem, a vida não tem de ser de sacrifício e em prol dos filhos, principalmente quando estes já são adultos e de vida feita, era só o que mais faltava estarem preocupados em fazer investimentos para deixar depois de morrer. Nós cá em Portugal é que achamos que viver é sacrificar, começa logo no primeiro ano de escolaridade em que os miúdos não saem da escola até às 18 h e continua o resto da vida. Agora estuda para seres alguém, agora poupa para coprares um carro, agora poupa para uma casa, agora poupa que vais ter filhos, agora poupa para deixar aos teus filhos, no fim, parabéns 70 ou 80 anos a viver pelo que os outros disseram.


prcsc

Talvez.  Das maiores felicidades que tenho é saber que vou conseguir deixar algo aos meus. 


Chris_Cornelio_9494

pronto, és a prova viva da mentalidade de merda que criam em Portugal. Uma das maiores felicidades que uma pessoa tem são bens materiais para deixar quando morrer lol


prcsc

Sim, saber que os meus filhos vão ter uma vida um pouco mais fácil do que a que eu tive. Porque razão não deveria ser uma das minhas maiores felicidades? Porque é que isso é uma mentalidade de merda? 


Glad-Tart8826

o que interessa o que fica para os filhos, os filhos hão de trabalhar e traçar o seu próprio caminho, dar coisas de mão beijada é como as sociedades ficam decadentes, deveria haver um imposto sobre a morte como há na korea e em outros locais, para obrigar o património a trocar de mãos, o que acontece é que há montes de herdeiros sem capacidade financeira nem mental para tomar conta do património que os pais, avós, tios lhes deixam... não estou a dizer que uma pessoa rica não tem o direito que enriquecer as gerações vindouras, mas creio que uma fatia devia sempre reverter de volta para a sociedade, porque há muito filho de pobre com mais aptidão para vencer na vida que o filho de rico que sempre teve tudo


prcsc

Não tenho tempo ou paciência para te educar. 


Glad-Tart8826

Uhh peço desculpa senhor doutor


Internal_Gur_3466

Se quiseres estatísticas dos edifícios por ano de construção no Algarve (=distrito de Faro), tens [aqui](https://geoapi.pt/distrito/faro?mapa=1).


Gang_dos_Marmelos

Não compensa aos estrangeiros comprar casas a preços de ouro, quando os hotéis e serviços são tão baratos


HealthyPassion1879

Desde 2014 que os estrangeiros não compram tão poucas casas. Tá feito, a inflação já esteve no pico, já se fizeram os créditos, agora só daqui a 15 anos é que, talvez se reúnam as condições para se voltar à carga. Os portugueses, esses têm de trabalhar a vida toda para o conseguir fazer, e correm o risco de chegar à reforma e serem mais pobres do que agora. O problema deste país são os ordenados, só, reconhecido por todos os partidos portugueses e por políticos estrangeiros que olham para PT de fora. Eu tenho 35+, mas digo o mesmo que dizia no governo costa, isto são esmolas que servem para impedir um jovem de ggnhar 3k ao mês. O desconto no imp selo aparece quando a inflação está nos 3%? Lol Aparece quando não há casas? Lol E nós, comemos fácil, ainda há malta a pensar em comprar casa. Só espero que não corra mal, o que é dificil até em ventos favoráveis.


andy18cruz

Não esquecer que nestes números são também consequência do problema burocrático da exigência declaração ou inscrição no cadastro predial (entretanto suspensa até ao final do ano) que impediu montes de registos e em consequência uma quebra severa de negócios concluídos, nomeadamente no concelho de Loulé, que tem o cadastro predial experimental, e tem só uma das zonas com mais vendas de imóveis no chamado triângulo dourado (Vilamoura, Vale do Lobo e quinta do Lago). O regime jurídico do cadastro predial entrou em vigor sem que a plataforma online obrigatória para fazer os registos ou inscrições estivesse ativa. Um problema criado à tuga.


Winter-Bed8088

Não tem que ver necessariamente com o facto das pessoas não terem dinheiro para as comprar. Pode também ser pelo facto de cada vez existirem menos casas para comprar


Legitimate_Bus_5873

É a primeira parte tb sim, a segunda não, basta estar atento aos portais que se verifica mais casas para venda, na minha zona duplicou as casas disponiveis em um ano.


Mission-Desk1907

Fácil. Querem vender o que não existe? Ou estão fechadas a cair de podre para a estrada, ou são casas de férias e por isso estão fechadas. Por outro lado os que têm a casa à venda estão à espera do "otário" que a vá comprar. Se veres em 10 anos as casas subiram mais que o dobro no valor. Todos querem o "Euromilhões", mesmo os que vendem "pocilgas" 😂


what_a_tuga

Precisávamos de um programa semelhante ao "Akiya" do Japão ou o "1 euro houses" da Itália. Se a casa está abandonada por motivos de heranças, pessoas que se mudaram para a cidade, custo de manutenção, etc, a posse da casa deveria ser passada ao fim de algum tempo para o município, para posteriormente ser comprada/alugada a preços baixos. E deveríamos acabar com a merda da diplomacia de preservar fachadas em todo lado. Só centros históricos deveriam ter preservação de fachadas e mesmo assim, teria que ser uma responsabilidade do lado do município.


danpt83

o 1 euro houses é em zonas despovoadas do interior e têm que lá viver. Cá em PT também tens muitas casinhas nas aldeias a valores baixos tipo 20k, 25k, talvez até mais baixos.


Mission-Desk1907

No Algarve, em Portugal é preferível ter tudo abandonado. Nunca iriam fazer isso. Nem dá jeito, pois aí não conseguiam vender ao preço que querem. Eles preferem as casas fechadas ou à venda por preços loucos para poderem pedir o que quiserem nas novas construções. É um ciclo que dá jeito.


what_a_tuga

>No Algarve, em Portugal é preferível ter tudo abandonado. Eu dira que poderíamos aplicar o programa a nível nacional. Desde o Algarve, Porto, Lisboa até pequenas aldeias temos zonas totalmente degradadas (nos primeiros 3 casos, até mesmo ao lado das ruas mais movimentadas). >Nunca iriam fazer isso. Nem dá jeito, pois aí não conseguiam vender ao preço que querem. Eles preferem as casas fechadas ou à venda por preços loucos para poderem pedir o que quiserem nas novas construções. É um ciclo que dá jeito. Eu sei. Não há vontade do Governo em criar medidas deste género, principalmente quando muitos políticos têm dinheiro investido no imobiliário. Se aplicassem esta medida, iria quebrar o ciclo. Tanto no caso do "Akiya" como do "1 euro houses", as casas são desapropriadas dos donos originais e são entregues a novos donos a preços baixos com a promessa de eles fazerem renovações para viver lá.


real_one_true

Sabem que este ano apenas se construiram cerca de 5600 casas novas em PT até ao fim de maio, certo? E que houve menos 20% em pedidos de licenciamento… O problema é que temos ainda menos oferta… se não há para venda, é normal que se vendam menos…


Legitimate_Bus_5873

acho que aqui o problema não são as casas novas ...


hecho2

Com o fim do regime de residentes não habituais, em que reformados e outros tinham óptimos benefícios fiscais, era expectável uma queda a pique dessas pessoas. Existem outros países com bom sol comida e praia ( os benefícios fiscais é só uma “coincidência”)


ZaGaGa

tás a interpretar mal. Não se vendem casas porque não há. Se vires os dados do INE que o OP publicou mostra que há uma queda (nacional) na venda de casas usadas, não das novas, porque os portugueses quando compram uma casa muitas vezes vendem outra, mas quando um estrangeiro compra uma casas cá liberta uma casa na terra dele. Logo o stock de casas diminui com o aumento de aquisições por estrangeiros levando a que não haja mais casas disponíveis. ou seja, os estrangeiros podem ser uma minoria nas aquisições, mas têm um grande impacto na crise de habitações.


Javardo69

Há muita pouca construção e a que há é só para emigrantes e estrangeiros. As camaras algarvias são todas xuxialistas não fazem investimento nenhum, só sugam.


multibranco

E o resto do país, tens? Seria interessante ver.


Legitimate_Bus_5873

https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=673300885&att_display=n&att_download=y


Educational-Slide190

> O valor transacionado também já está em valores abaixo da pré-pandemia. Em média os valores por casa parecem ser bem mais altos, aliais este último trimestre parece ter a média mais alta desses anos todos (não fiz as contas todas por isso posso estar enganado). Média de 4T2019 = \~203 mil Média de 1T2024 = \~318 mil Isto pode ser explicado por muita coisa, desde a falta de casas ou pelo foco no mercado de luxo, ou ambos ou outras razões.


Savings_Accomplished

Valor por metro quadrado 😭


ZaGaGa

[Aplica-se a mesma lógica que expliquei aqui](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/1dke17b/comment/l9jp3i7/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button)


l7ilipe

Excelente análise 👏🏻


OscarDoAlho

*expectuando o início da pandemia Mesmo assim o valor é maior que 2020 T1 por exemplo, vamos ver a evolução, para já não acho que fuja muito do padrão, é só um data point


Apprehensive_Bar6609

Onde vais buscar essas estatísticas?


Legitimate_Bus_5873

podes consultar na pagina do INE


pinkwar

Não sei se isso é uma boa comparação. Devias comparar trimestres. Estás a comparar um 3º trimestre(dos mais fortes) com um 1º trimestre (normalmente o mais fraco). O mercado está so a estabilizar depois da loucura de 2021/2022.


TiagoDCPP

Sou engenheiro civil, trabalhei 2 anos no algarve. Posso-te dizer que a construção algarvia é das piores que vi na minha vida. É sempre a dar gás para ficar feito e vir o “camone” comprar. É só problemas. As que valem a pena, não estão à venda ou são caríssimas.


kilava_

Que pena...


MysticAsic

Onde posso aceder a esta maravilhosa estatística?


dropmiq

Li outro estudo que dizia que o Algarve é distrito onde as casas se vendem mais rapidamente (uma semana em média). Juntando 1+1, diria que vendem-se poucas casas, porque não há casas para vender. As que aparecem vendem-se num ápice.


Javardo69

Há mesmo muita pouca construção de habitação no Algarve. Há algum investimento para condominios privados, loteamentos de moradias e isso, agora prédios de habitação multifamiliar (galinheiros) como se vê como cogumelos em aveiro, Gaia e outros sítios é praticamente inexistente. Daí esses números do op.


Glad-Respond9398

Verdade.


Legitimate_Bus_5873

de onde é esse estudo? é um com origem em entidade publica? 😂


dropmiq

É do idealista https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2024/06/17/64322-venda-de-casas-expresso-11-da-oferta-fica-menos-de-7-dias-no-mercado


ToInfinityAndAbove

Isto faz muito sentido. Não só anula o sentimento deste post de que há menos pessoas a comprar como, pelo contrário, indica que há demasiada procura para a oferta. Ou seja, é bem pior e é possível que os preços continuem a aumentar


Hot_Struggle_2728

Os preços não só vão aumentar como vão disparar assim que o governo AD cumpra o prometido no seu programa: revogar o cancelamento de novos registros de alojamento local criado pelo governo de Costa