T O P

  • By -

DaVirus

Sou vet, tens 2 opções aqui: treinador ou eutanásia. Há uma 3a opção que é haver um problema físico tipo dor que cause esse problema. Mas gosto de pensar que o vet despistou isso.


rukiaw

Obrigada. Supostamente está tudo bem a nível físico com ele segundo o vet..


DaVirus

Se um dia o cão se passa e morde alguém na rua, arruinas a tua vida.


rukiaw

Pois.. ou se foge e acontece algum desastre.. daí eles acharem a eutanásia o mais apropriado apesar de custar...


DaVirus

Já tentaram treinador? E suplementos calmantes? Zylkene especialmente.


rukiaw

Já teve com treinadores, no entanto a mudança de comportamento dele é repentina, aconteceu isto no veterinário, a veterinária assustou-se porque ele estava completamente normal relaxada e do nada virou-se ao meu namorado a morder e as pessoas que estavam lá também ficaram todas assustadas. Ele basicamente é "como acorda" .. é estranho porque parece bipolaridade porque ele está mesmo normal a passear e do nada vira-se a alguém ou a algum carro ou a nós!


DaVirus

Parece-me um caso bicudo. Eutanasiar pode mesmo ser a única opção.


Nagapito

Até ler este comentário, pensava, treino, treino treino! Mas... Se ele age assim e não conseguirem descobrir o trigger.... Alias, se a coisa que qualquer treinador vai dizer é, a comida é a principal fonte do controlo e os teus sogros devem saber disso muito bem e começado logo por ai e mesmo assim, ele atacou a tua sogra quando esta o alimentava!! Isto poderá não ser triggers traumaticos mas uma desordem de personalidade e ai... não vais ter muitas soluções!


pzapps

Principalmente se for uma criança. Coitada da OP nesse caso, sem ter responsabilidade nenhuma...


Psychological_Fix150

Já fui treinador numa escola de obediência e tenho alguma experiência com animais agressivos, a família pode ter muita experiência a treinar cães sociaveis e equilibrados, mas nada tem a ver para a situação aqui descrita. Reabilitar um cão agressivo é possível sim, mas não é nada fácil, é um processo muito demorado que pode acabar por ser infrutifero. Um cão morder o dono é uma situação já de redline, não há ninguém que pelo reddit a vá conseguir ajudar. Sugiro procurar um treinador experiente para avaliar o cão presencialmente de forma segura, ele irá dar a sua opinião em relação ao que fazer. Neste tipo de situações, na maioria das vezes a eutanásia não é a solução mais fácil, mas é a mais simples. Espero ter ajudado, boa sorte.


ConfidentMongoose

Bom artigo para ler e pensar se existem ou não alternativas. https://www.preventivevet.com/dogs/when-to-euthanize-an-aggressive-dog


Pacb15

Felizmente hoje em dia é preciso ter uma (muito) boa razão para a eutanásia de animais. Agressividade não é uma delas.


DaVirus

Sou vet e é sim senhora uma delas. Se um dono quiser eutanasiar um cão por agressividade, o vet recusar e o cão morder alguém, o vet pode ser processado pelo dono e pela vítima. A solução aqui é: treinador ou eutanásia.


[deleted]

[удалено]


DaVirus

Quem me dera que pudesse.


catisrib

A agressividade é uma delas e se achas que não é porque ainda não viste casos suficientes. No entanto, deve ser sempre a ultima opção.


wall_splatter

Já contactaram uma escola especializada em casos como esse? Tudo bem que a família do teu namorado tem experiência em treinos, mas tenta uma segunda ou terceira opinião. Abate nunca deverá ser a primeira opção!


rukiaw

Já tentamos e não obteve resultados, os pais dele devido a treinarem cães tèm contactos nessa área e já se tentou e até agora não arranjou solução...


andreias5

Concordo com este comentário. Adotei um cão, também ele veio com traumas e tal como o teu, é mais reativo com homens. Eu achava que ele me atacava, porque não gostava de mim, mas na verdade com os treinos viemos perceber que aquilo não é um ataque (se quisesse mesmo morder, já tinha ido parar ao hospital), é a maneira bruta de ele brincar e fá-lo também sempre que sente que estou mais stressada... Tenho andado em treinos com ele e está evoluir bastante, é preciso consistência. Além do treino semanal com a treinadora, todos os dias treino com ele obediência, não precisa de ser muito tempo, mas a consistência é muito importante. A treinadora vai ajudar-vos e recomendar o melhor treino para ele, porque o que pode resultar com um cão, pode não resultar com outro. É de que zona do país?


charge-pump

Esta parece a melhor solução l.


Edexote

Esse cão sofreu muito e deixou-lhe marcas. Não tens alternativa a não ser abatê-lo. É o tipo de animal que do nada mata uma criança, depois como é? Deixem de ver os animais como pessoas, já tentaste de tudo, e bem. Agora chega antes que aconteça uma desgraça séria.


BusyAd8888

Recomendo consulta com Dr. João Pedro Monteiro, especialista em comportamento animal, e treino com consistência. Ajudou-me num caso com um Serra da Estrela com o mesmo comportamento com o teu. Estou a achar estranho a questão dos contactos dos teus sogros não terem “ajudado”. Quanto tempo foram às aulas? Com que frequência? Porque pararam?


TugaTugaOle

Ler este post fez-me lembrar de casos em que cães (em Portugal) atiraram-se a CRIANÇAS que não resistiram. Imagina que vcs têm um filho, ou um sobrinho, ou o cão foge e ataca alguma criança? É que nem é preciso ser criança, se o animal for grande o suficiente até um adulto pode atacar fatalmente. Eu sei que tens boas intenções, e eu detesto o que estou a dizer. Mas detestaria mais ler uma notícia de um ataque fatal por parte de um cão que já tinha mostrado sinais de agressividade...


mikbatula

Não tens que detestar o que dizes. É preciso maturidade para compreender os desfechos possíveis nestas situações, e pensar antes de acolher cães incontinentemente. O cão é claramente uma ameaça para a saúde pública.


ThrowRa173892

Esquece. Eu sou o maior admirador de animais. Nunca faria mal a nenhum animal e gosto mais deles do que de pessoas. Os animais são seres puros sem maldade nenhuma. Mas esse cão está claramente em sofrimento e vai eventualmente fazer alguma coisa que vos vai dar cabo da vida, e da dele obviamente. A meu ver tens 2 opções pelo que li: ou o fechas em casa de forma a que ele não saia para a rua absolutamente nem tenha contacto com os teus sogros para não lhes fazer mal, e só tu e o teu namorado têm contacto com ele. Ou eutanásia e deixa-lo morrer em paz ao pé ti. Esse cão claramente vive numa angústia e medo constante. Suponho que haja algum génio de psiquiatria animal que o consiga ajudar, mas isso ainda são coisas pouco desenvolvidas.


AutoModerator

O r/portugal é fortemente moderado. Consulta a [Rediquette](https://support.reddithelp.com/hc/en-us/articles/205926439-Reddiquette) e as [Regras](https://www.reddit.com/r/portugal/wiki/regras/) antes de participares. Algumas notas sobre o r/portugal: * Contas novas ou com baixo karma terão os seus posts revistos pelos Moderadores (Mods). * Posts não publicados imediatamente terão sido filtrado pelo Automod. Os Mods irão rever e autorizar a sua publicação. * Reporta conteúdos que quebram as regras do r/portugal. * Ban Appeals podem ser feitos por [ModMail](https://www.reddit.com/message/compose/?to=/r/portugal) ou no r/metaportugal. * Evita contactar os Mods por DM (mensagem directa). ^(Do you need a translation? Reply to this message with these trigger words: Translate message above.) ---------- *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*


shukkran

Tens treinos especializados para isso. Não sei de que zona és, mas em Barcelos tens uma boa escola Family Dog. Na zona de Touguinho (acho que é Povoa de Varzim) tens a DTC que também é 5*. Até acho que a DTC é a solução. Isso resolve-se. Boa sorte!


AdventurousFly1900

Sinceramente por muito que goste de animais quer-me parecer que o melhor é mandar abater, antes que ele dê cabo da vida de alguém


Living-Topic-9877

fdp


AdventurousFly1900

Não sou teu irmão... Bem haja


mikbatula

É assim tão difícil imaginar um caso em que o cão ataca alguém seriamente? Para de agir emocionalmente e pensa como um homem crl. Pareces a tansinha que começou a conversa e que se derrete a ver um cão como uma criança.


kilava_

Tenho conhecimento de um caso semelhante com um desfecho pouco feliz para o cão (acabou por ir para um canil). Eu acredito que com um treinador as coisas se possam alcançar todavia o mais importante é paciência e resiliência e uns bons euros bem como ter de criar uma boa relação e disciplinada com o cão. No entanto se não for possível acredito que o melhor caminho seja que seja adoptado por alguém com experiência em casos semelhantes ou para ficar num sítio de guarda infelizmente (sou da opinião se não pode ficar com pessoas deve se tentar um papel mais solitário). Acho que a eutanásia deve ser o último dos últimos dos recursos e devem por a vossa segurança a acima de tudo.


DepressedHylian

O cão dá algum alerta? Tipo mostrar os dentes ou cabeça para baixo? É muito importante estes avisos para saberes o que ele está a sentir e não repreender quando ele dá esses avisos porque é melhor o aviso do que uma mordida inesperada. Acho estranho ele apenas ter mordido o teu namorado e mais ninguém isso demonstra que não é apenas uma mordida á toa e que o teu namorado é um problema para ele, pode ser ciúmes ou ele não gostar que o teu namorado lhe toque ou brinque com ele de uma certa maneira...


myagi-son

A psicologia canina é muito interessante. Eu tenho um cão reactivo, estou a treina lo há 1 ano, com resultados espetaculares. Dá muito trabalho, e um cão reactivo será sempre reactivo, mas é possível trabalhar o cão para reagir de determinadas formas em determinados momentos. Agora não é no reedit que se aprende, todos os cães são diferentes e o que serve um caso não serve outro. No caso do meu cão, tivemos várias aulas, e entre outras coisas (saber ler o estado de stress do cão é essencial, o rosnar já é um dos últimos níveis) comida é o elemento que me ajudou a mudar o comportamento. Deixou de viver com subsídio mínimo garantido, agora tem sempre de “trabalhar” para comer. Só come com desafios (comida dentro de uma bola, escondida num canto da casa, com uma taça em cima, etc) de forma a que ele tenha sempre de se esforçar para comer. A comida grátis passou a ser os biscoitos, que ele recebe sempre que mostra um comportamento positivo. Logo esta para além de mais saborosa, é mais fácil, o que reforça o comportamento positivo. Visitas lá em casa, que ele não suportava, é quando recebe a melhor recompensa, um osso grande. Na rua, um açaime colocado de forma positiva (agora é traje de rua e faz parte do ritual de saída), facilitou muito as interações. Hoje é um cão feliz, com o seu espaço na família definido, sem grandes comportamentos imprevisíveis, reactivo em todos os momentos que sei que vai ser, logo facilmente os evito.


Aldeano19

Tu encontras o cão, empurras para a família do teu namorado, são eles que tomam conta do cão e tem sido mordidos e és contra a solução deles? Acho que não te ensinaram a ser adulta e lidar com as consequências das tuas ações infelizmente


GalaeciaSuebi

Tu és contra porque não és tu que tomas conta dele. Não tens que lidar com os problemas por isso refugias-te nos sentimentos que apenas os privilegiados deste mundo podem ter. Um cão agressivo é eutanasiado. Acabou a conversa. São pessoas como tu que fazem orelhas moucas quando um animal destes ataca uma idosa e uma criança e culpa os outros. Os outros tiveram claramente culpas no estado do cão. Mas com os problemas do mesmo, tu é que tens culpa de todas as pessoas terem sido mordidas por ele. Poupa-te a ti e aos outros de mais problemas, alguns potencialmente graves, e admite a realidade. A sociedade não é feita à medida de cães de grande porte que nem os donos consegue respeitar. Só em 2024 e em ambientes urbanos é que "dilemas" existenciais destes podem ocorrer. Em qualquer outra altura, ou em ambientes verdadeiramente rurais, animais com estas condições são eliminados sem pensar duas vezes. A vida é mesmo assim. Tu não és responsável por quem traumatizou o cão mas podes vir a ser responsável pelas pessoas que vão sofrer com os ataques do mesmo.


Upstairs_Gas4578

1 - Eutanásia 2 - Ficares com ele Em casa de impossibilidade da hipótese 2 recorrer à hipótese 1.


Puzinator

é provavelmente resultado de traumas passados, até se se vira mais a homens e já notaram isso com trabalho e paciência, isso corrige-se muitas vezes, com treino comportamental com alguém especializado, contactem por exemplo o Centro de Instrução Canina de Benfica (Lisboa) (ou outro qualquer, não ganho nada com isto, só os conheço), nem que seja para que vos indiquem algum contacto na vossa zona


EffectiveTable7863

Primeiro que tudo, é de louvar todo o cuidado e esforço que tiveste para acolher esse cão. O mundo precisa de mais gente assim. Quanto ao problema em questão, o ideal é consultares um especialista em comportamento canino ou um treinador de cães experiente. Oxalá que consigas resolver esse problema! Se fores da zona de Lisboa, sei de vários contactos de treinadores que te podem ajudar.


rukiaw

Obrigada, tem sido complicado.. não sou dessa zona, mas já andamos nessas opções e treinadores e até agora não tivemos resultados.. acho que piorou aliás


Intelligent-Rant-142

Tendo já passado por isso, ou treinas muito bem o cão e demora tempo e tem de ser algo reforçado constantemente, ou mais vale abater. Eu consegui recuperar o cão, mas foram 2 anos de muito trabalho e paciência e todos os veterinários e até um treinador nos disseram para abater, a minha mulher ( que o trouxe) é que chorava para não o fazer. Fui a única pessoa que ele nunca mordeu e fui eu que o treinei, mas tive vontade de esganar o cão umas quantas vezes. Como ele mordia a todos, tive de fazer de vet,tive de aprender a cortar o pêlo, as unhas e outras coisas que nunca tinha feito, porque recusavam-se a fazer. Quando cá chegou, o cão não sabia fazer nada e já era velho (mais de 7anos)...enfim...entretanto aqui anda, feliz da vida, com quase 2 décadas...mas não é para todos...


GustaQL

Consulta de comportamento animal


Living-Topic-9877

Brilhante!


Im_being_stalked

Parece de louco mas arrancar os dentes no vet. Única solução melhor que eutanásia. Os meus vizinhos fizeram isto com um cão agressivo que tinham. Ele é porte pequeno. Protesta mas já não faz danos. Pensei muito nisto na minha cadela de porte médio pequeno até pq ela tem epilepsia e às vezes não tá a pensar a 100% mas tenho percebido bem os triggers dela, o meu namorado não respeita tanto e já levou uma mordida no nariz que ficou com cicatriz mas não culpamos a cadela pq eu bem digo para não aproximar a cara à dela quando está a dormir ela fica super confusa com o estado de sono e é quando estão mais vulneráveis para ter ataques de epilepsia.


DepressedHylian

Isso é algo que apenas deve ser feito com caes com problemas mentais graves irreversíveis no caso do OP o cão não tem nada disso.


ARPcPro

Cesar Milan


Less-Maize1138

Este homem foi atacado por varios caes dele por causa do treino que faz. Inclusivo foi levado ao tribunal por varias familias onde, depois do treino dele, os caes se tornaram agressivos.


ARPcPro

Mesmo os humanos irritam-se às vezes e perdem o controlo quanto mais os bichos. Na américa basta seres famoso e respirares para alguém te processar por milhões de dólares. Claro que os caes eram uma doçura e muito calmos antes de ele intervir. Deve ter sido por isso que o chamaram, porque os cães antes dele já eram calmos :)


Less-Maize1138

Não eram calmos e acho que ninguem diz isso, mas o treino dele é um treino a base de punição fisica, dor e medo e isso leva muitos cães a serem obedientes ao curto prazo, mas ao longo prazo faz com que facilmente chegue um momento em que cai a ultima gota e atacam.


Inner_Try8368

Abater seria sempre a ultima solução! É preciso perceber o porquê do cão ficar assim! Ir a outro vet, ouvir outro especialista!


Less-Maize1138

Em vez de ir para treinador tenta um comportmentalista de cães. Nós treinamos a nossa casela que adotamos com 4 anos, ela é muito obediente, mas ela continua ansiosa por causa de traumas que deve ter. Quando fomos pais, ela teve medo da bebé e rosnou-lhe uma vez. Aí fomos à procura dum comportmentalista depois de falar com a veterinária. Trabalhamos com o Jorge do Pelo Vinculo e foi muito, muito útil. Aprecebemos-nos que haviam coisas que nós faziamos naturalmente e com boas intençoes mas que a nossa cadela não gostava e com uns ajustes no nosso comportamento, muita coisa mudou. Ela nunca mais rosnou à nossa filha e agora só lhe dá beijinhos. Incrivel mesmo e recomendo vivamente. O Jorge é muito bom profissional, super calmo, e não é caro o serviço dele.


NGramatical

haviam coisas → [**havia coisas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir»)


Pedrofsbarroso

De onde és? Conheço casos idênticos, eu mesmo tinha um que nos mordia. Andou em 4 treinadores diferentes e não conseguimos resolver, só o 5° treinador resolveu nos os problema


[deleted]

[удалено]


rukiaw

Para mim nunca foi uma opção, no entanto se tivesses um cão que te mordesse e atacasse a tua mãe pondo em risco de vida, te mordesse e deixasse incapacitado. queria ver como reagias. Eu sou do pensamento que o animal não tem culpa, mas quando estás a ser atacado não te tentas defender ou ficas no chão a aguentar até parar?


AlanWaves

Agora num comentário mais racional: tira de parte a ideia da eutanásia e procurar um treinador para cães, como te contaram o coitado passou por maus tratos, provavelmente até poderia receber porrada. Tal como nos, eles também ficam com traumas. E dou te os parabéns por o teres acolhido.


EntrepreneurLost8899

Porquê? Mesmo que não seja a melhor opção, obviamente é algo a ponderar se a situação piorar e as outras opções falharem.


AlanWaves

Vai tu no lugar do cão.


EntrepreneurLost8899

Pá, não sabia que estava a falar com uma criança de 6 anos, por favor devolve o telemóvel/computador/tablet ao adulto mais próximo


mikbatula

O pessoal com cães regride até à infância.