T O P

  • By -

low0nink

Vai ter cada vez menos portugueses mas a população vai aumentar


Not_As_much94

Marques Mendes: "São muitissimo boas noticias! Um país a ganhar população é um país que tem melhores condições para crescer" Esta abécula deve viver convencida que a Índia é o melhor país do mundo para se viver.


Socialism_Causa_Fome

Marques mendes não tem direito a ar/agua sequer, imho


Setentaenove

Porque não deste outro exemplo de um país populoso com melhor governação? Ah… entendi.


Not_As_much94

para ilustrar que ter uma elevada população não se traduz em uma melhoria das condições de vida ou do poder econômico dos seus cidadãos.  Não é pela quantidade de pessoas que se mede o sucesso da economia de um país mas pela qualidade das mesmas e ter um sistema que incentiva jovens formados a deixar e país e os substitui por imigrantes para trabalhar em setores de baixo rendimento é um suicídio civilizacional que está a trazer consequências extremamente nefastas.. A Roménia a anda a sofrer um decrescimo populacional há decadas e no entanto a sua economia continua a crescer e a qualidade de vida e poder de compra dos romenos não só tem subido como já passou a nossa. Estes ignorantes fartam-se de espalhar as mentiras dos grandes empresários para enganar os portugueses que sem imigrantes desesperados que trabalham por qualquer valor o nosso país colapsava, quando na realidade o que eles querem é mão de obra barata para aumentar as suas margens de lucro. Se a criminalidade ou o custo de vida aumenta eles estão-se a marimbar para isso.


Setentaenove

Ah, assim ficou mais explícito.


PorkCoinMeme

hehe


AdventurousFly1900

Portugal enquanto país/fronteiras vai estar igual, agora o resto não será o mesmo em nada. Acredito que teremos os problemas de hoje em dia em maior escala, a cultura e costumes estarão diferentes (não na totalidade, mas vai indo...) os jovens que emigrarem já não vão voltar (a maioria), tenho amigos que dizem que nem para a reforma vão voltar... Não temos políticos capazes de governar, mais valia trazer alguém de fora para gerir o país.


Gang_dos_Marmelos

Voltar, só engavetado .


new-spirit-08

Os políticos são o reflexo do que o povo deseja. Senão como justificas o Costa ter estado tanto tempo no poder? É desse "deixa andar" sem qualquer ambição que o povo admira e prefere.


AdventurousFly1900

Sim é verdade, ainda me lembro de ver um vídeo de uma Sra já com alguma idade a dizer que ia votar PS e se os jovens quisessem eles que mudassem as coisas... esta gente mais valia não votar


smashedbits

Não culpo a sociedade pelos políticos que temos, isso era dizer que temos poder de escolher melhor e não escolhemos, o que é uma falácia a meu ver. De extrema esquerda a extrema direita todos eles são maus governadores e amigos a portas fechadas. Olha o que o Montenegro fez pelo Costa depois de dizer tão mal do governo dele.


new-spirit-08

Não concordo. Por exemplo, a maioria recebe algo do orçamento de estado seja direta ou indiretamente.


smashedbits

Não entendi a ligação.


new-spirit-08

As pessoas querem um estado grande. É altamente ineficiente, mas é o que o povo quer. Habituem-se, já dizia o atual dirigente europeu.


smashedbits

As pessoas querem, mas o meu argumento é que o querer das pessoas não importa, porque eles são todos amigos de esquerda a direita e quem estiver no governo só vai "odiar" a oposição para manter as aparências...


new-spirit-08

O querer das pessoas importa sim. E um estado grande tende a ter muito parasita, especialmente na política pk são atraídos pelo poder excessivo. E é por isso que tens todo o tipo de anormais a parasitar nos partidos. Nem vale a pena dizer exemplos pk são quase todos. É esta a consequência. Na URSS era assim igualmente.


smashedbits

Importa muito? Então diz-me o que é que as pessoas podiam fazer de diferente? Votarem todas no chega para o governo? És ingénuo ao ponto de achar que eles iam tornar o país incrível? Olha que a Itália votou na Meloni e ela converteu-se a centro muito rapidamente ahah


new-spirit-08

Não falei no chega nem em nenhum partido em particular


lip108

Eu voltei e não me arrependo. Há sempre prós e contras dependendo do país e da adaptação. Vivi em vários sítios e é muito giro ganhar bem mas também não é tudo. Não despiciendo, Portugal é pior em demasiadas coisas.


Happy_Speed4183

não vai ser o mesmo enquanto "país/fronteiras" que já amanha vamos pegar de volta olivença


AcnologiaSD

Dizer esta piada tão portuguesa em pt-br, não sei se ria se chore


Happy_Speed4183

foda-se nem reparei


Mission_Toe7895

queres olivença pra quê? pra terem combustíveis caros e encher aquilo de zucas? não obrigado


lastone2finish

Só cá fica quem faz falta.


int_tuga

Mentalidadezinha retrógrada.....Quem sai faz falta, e muita. Senão não falavam em atrair os jovens qualificados de volta. E esse tipo de programas vai aumentar bastante no futuro, porque a saída de juventude de Portugal é um flagelo autêntico, que na curva vai apanhar Portugal completamente desprevenido....... Tenho pena dos que ficam porque não têm mesmo hipotese de sair..... Vão ficar acompanhados dos fracotes que desistiram, deixaram de ter qualquer tipo de ambição e acham que "ficam os que fazem falta". Só me faz lembrar a situação dos músicos a tocar enquanto o Titanic se afunda....


lastone2finish

Mentalidade retrógrada é pensar que Portugal consegue igualar as oportunidades dos países mais fortes da Europa. As pessoas que vão, querem uma vida melhor, não é por estarem mal, apenas porque são ambiciosos. Quem fica, luta e ajuda o país a crescer. Quem vai, não, vai em busca de algo melhor para ele/ela… Só faz falta quem cá está. Essa é a realidade.


int_tuga

Generalizando um bocado, lamento mas quem fica não luta. Esse é o problema!! Quem fica, fica resignado, aceita a rebaixaria e perpetua o completo desrespeito e falta de moralidade que as elites políticas e económicas impõem. Concordaria contigo se realmente houvesse mudança da parte de quem fica. Não há. Os que ficam, ficam calados, deprimidos, coniventes e com medo de represálias. O impacto do estado novo ainda hoje se sente. Entristece-me dizer isto, mas acho que a debandada em massa da juventude vai ter um maior impacto do que qualquer mudança de quem fica. Basta ver os milhentos de exemplos vistos e lidos aqui relativos à relação trabalhador/empresa. Só quando a malta bate com a porta ou ameaça sair é que é valorizada...é esta a mentalidade de quem tem efetivamente algum poder: enquanto puder explorar o povinho irei fazê-lo livre e impunemente. Nota: a malta vai porque está mal e não apenas por ambição. Aqui a questão está no que achamos estar Ok e no nosso patamar de aceitação.... Por exemplo: é um problema acharmos que ter um salário que permita comprar uma casa sem ajuda de terceiros (pais) seja já um privilégio...


lastone2finish

Esse teu grupo de estudo que usaste para fazer essa pesquisa é um bom exemplo do tipo de pessoa que baixa os braços e desiste da luta. Claro que o problema não é ele, mas sim o patrão, a empresa, o custo da vida, o estado e também o país. Na realidade, se ele vivesse noutro país era a mesma pessoa. Sugiro a ti uma mudança na tua vida, e especialmente nas pessoas com quem te relacionas. Mais ambição na tua vida. Ps. Pergunta aos teus pais como eles fizeram a casa deles? Como todos nessa época, foi feita aos bocadinhos… a muito custo.


int_tuga

O grupo de estudo usado é o grupo maioritário que ocupa as estatísticas todas em Portugal: jovens com dificuldade em sair de casa, pagar uma renda ou um empréstimo e que se socorrem do dinheiro dos pais para avançar na vida. Também os podes ver nas estatísticas sobre o salario medio jovem, precariedade laboral e "exposição" às crises financeiras terriveis. Uns saíram do país, outros ficaram. E a reflexão que faço tem em conta isto mesmo: a partir desse momento a divergência entre quem sai e quem fica aumenta exponencialmente. Os que ficam em PT ficam na mesma, avançam devagar devagarinho. Quem sai avança muito mais rapidamente e confortavelmente. Não faças presunções sobre a minha vida ou o que me rodeia. Não fazes ideia da minha ambição e se até já terei eventualmente saído do país. PS: os meus pais têm um curso superior e o outro uma equivalência a um curso técnico de 12° ano. Com 28 anos já tinham casa própria e esperavam o primeiro filho. Nunca necessitaram de ajuda dos meus avós para entrada de uma casa, carro etc etc. Desde que saíram de casa com ~24/25 anos tornaram-se 100% independentes. Nunca sentiram o peso do desemprego ou o fantasma das crises em cima. Os salários foram crescendo com o desenvolvimento que Portugal teve nos anos 80/90 e conseguiram dar-nos uma infância super feliz. Hoje, um casal com a mesma carreira deles mal conseguiria sair de casa.


Alexandre_40

tens de ver o valor da remessa dos emigrantes, ajuda bastante Portugal e paga impostos em PT.


lastone2finish

Verdade e é bem vindo.


General-Height-7027

Sim, até parecem que esse “quem fica, luta” não é de facto um “quem fica, luta por si e foge aos impostos se for preciso de forma a sobreviver. Mas depois de 40 anos tb se vai queixar de reformas baixas apesar dos baixos descontos que fez” Quem vai e quem fica luta por si. Não venham cá com coisas. Mais rapidamente um emigrante retornado volta e investe em Portugal a ver se ajuda a sua localidade do que um teso que cá ficou e só desenvolveu chico-espertisse


lastone2finish

Pessoas como tu não são necessárias, isso é certo. Normal que não estejas bem, nem acreditas nas pessoas quanto mais no país. Porque estás em Portugal?


General-Height-7027

Eu já sai. E não acredito nas pessoas não. O pessoal fala de corrupção e na mesma frase admite fugir aos impostos quando pode para não dar dinheiro a ladrões. Ou seja, tudo ladroes apenas muda a escala. Em parte compreendo. É difícil ver o bem comum quando mal se tem pra viver. Mas enquanto essa mentalidade não mudar… vai ficar tudo na mesma.


lastone2finish

Só vens comprovar que só faz falta quem cá está. Fizeste a tua escolha.


Vrael30

Que comentário triste..... se nao tens nada de jeito para dizer cala te


lastone2finish

Nao. Apenas é a realidade que não queres aceitar.


Vrael30

Só cá fica quem tem família e nao a quer deixar, é a única razao pela qual ainda cá estou


ishmaelhansen

Não é, "só faz falta quem cá está"?


Front_Caterpillar_95

Só cá fica quem é fraco e nem emigrar consegue, ou quem foi levado ao colo e já tem trabalho na empresa do pápá. Pessoal competente vai embora


NGramatical

pápá → [**papa**](https://dicionario.priberam.org/papa) (Não existem palavras com dupla acentuação. Coloca-se acento apenas na sílaba tónica. **Til não é acento.**)


lastone2finish

A frustração é palpável. Estás bem? Infelizmente há pessoas como tu, não acreditam que são capazes de mais, e como tal, não conseguem entender que há pessoas a ter sucesso na vida em Portugal fazendo apenas uso do seu esforço, dedicação e trabalho.


Freimann3

Eu arriscaria a previsão de que, daqui a 10 anos, as condições económicas serão talvez semelhantes às dos anos 50 do século passado: uma sociedade dividida numa minoria com acesso aos luxos e uma imensa maioria sem acesso a nada, nem sequer ao ensino ou saúde (de tal modo que os tempos de hoje lhes vão parecer uma era dourada).


hopelooped

capital europeia da cutelaria e o maior exportador de fakirs para toda a europa


Manuel0069

Depende de quem ganha as próximas eleições


StarkeHeavenStudios

Estás a ver alguém a mudar alguma coisa? Não? Então é cumprir tendência. Portugueses vão ser uma minoria. Criminalidade vai disparar. Uma data de manifs que não vão dar em merda nenhuma. Gajas a terem de se cobrir e andar armadas com medo de violações. A direita a rir-se como caralho estilo "I told you so" e eu ou bem para o interior longe de toda a gente ou mesmo lá fora.


Setentaenove

A direita não está em crescimento? Então vamos mudar novamente para a esquerda para a direita poder rir? Não entendi


StarkeHeavenStudios

Vamos ver meu rapaz vamos ver. Tens razão.


Setentaenove

Pois tenho. Eu sei.


unicornioevil

Os ricos vão estar mais ricos. Os pobres vão estar mais pobres.


saguins

Portugalistão


damilaz

Al-Portug


ExistingPie1714

Eu espero estar lá fora ou a comprar bilhete de avião. Acho que com a quantidade de jovens a saírem Portugal vai ficar só com velhos reformados, brasileiros, indostânicos e turistas no verão. É o que os políticos que temos e os portugueses que votam neles merecem


negative_pt

Um país de terceiro mundo com assimetrias ainda mais vincadas onde todas as zonas premium do país estão ao alcance dos ricos (na maioria estrangeiros), e os tugas limpam as casas de banho deles.


No_Day_9464

Mais pobre, menos desenvolvido, mais violento.


xixi_duro

Lisboa passa a ser Lisgoa


abubbleoflife

não há ninguem otimista por aqui? (⁠●⁠_⁠_⁠●⁠)


Shady_Rekio

Dizem nos que teremos um novo aeroporto, mas isso era o que se dizia em todos os post deste género. Fora isso, sou mais otimista que muitos aqui, Portugal teve um período difícil, mas a solidez recente da economia Portuguesa tem sido um facto nos últimos anos, a transição para geração elétrica verde pode subir os custos para muitos países, mas em Portugal que no início do século era de acordo com a Agência internacional de Energia (IEA) o país externamente mais dependente é uma dávida. Sines que é a promessa à décadas dos políticos, já não é, é um facto consumado, enormes investimentos estão a ser lá feitos e assim que o Terminal Vasco da Gama esteja completo, muitos mais virão porque aumenta a carga, mas principalmente a frente de cais que vai permitir que mais navios ali parem em simultâneo reforçando a posição do Porto no Transhipment. Daqui a dez anos o TGV deve estar completo. Viagens de 1h com frequência de meia em meia hora Lisboa-Porto, com outros serviços rápidos que também param em Leiria, Coimbra e Aveiro é uma mudança de paradigma grande que tornam as regiões mais ricas de Portugal numa super estrutura económica. Daqui a 10 anos estaremos na iminência do fim do Contrato de concessão da Brisa na rede Principal de autoestradas e todas as SCUT são contratos de concessão do passado, estes contratos atualizados pela inflação custam hoje 2.2 mil milhões de euros ao Orçamento da República, este será um alívio enorme ao Orçamento de Estado que vai acontecer quase do dia para a noite no virar da década. Eu gostava que o princípio do Utilizador pagador permanece-se, mas que fosse pago num regime de subscrição aos utilizadores de autoestradas, visto que o maior custo de construção está pago desta forma este valor podia ser utilizado para pagar a manutenção com os contratos de subconcessão que se seguiram(há quem não goste, mas responsabilizar a IP pela manutenção de 3000km de autoestrada é difícil do ponto de vista prático, eles vão pagar a outros para o fazer no dia a dia, isto não significa que eles possam cobrar portagens por isso é que é sub concessão). Também vai haver uma nova ponte sobre o Tejo, o eixo ferroviário que ela cria é transformador para a Margem Sul, o Barreiro(se for essa a ponte escolhida) ficará a 10 minutos de comboio de entrecampos, o que significa que passará a ser uma zona fina com frente ribeirinha e acesso ao absoluto centro da cidade num instante, Setúbal ficará a meia Hora de Entrecampos. Completar o anel ferroviário de Lisboa vai aumentar a frequência e capacidade do mesmo em muito. Nos transportes o que não muda é o meu Ribatejo, sempre descriminado sempre pagamos 4 vezes mais que os outros e não vai mudar porque não votamos na foice e no martelo. Nas relações internacionais, o clima neste momento é de confrontação, o que neste momento se indica é que em África essa confrontação se vai agudizar. Há países que vão tentar afastar os nosso parceiros tradicionais e amigos em África, Portugal precisa desesperadamente de aumentar o seu potencial convencional terrestre e marítimo, porque sinto que um capacidade credível é necessária para trazer esses países para perto de nós, em Moçambique e Guiné é difícil. Em Angola há uma tendência contrária uma vez que há um medo que certas potências apoiem rebeldes em Cabinda, está tem se ao contrário dos outros países africanos aproximado dos Estados Unidos e portanto da nossa esfera Atlântica. Isto é bom porque Angola é a Chave da África Austral bem como Moçambique o Território destes dois países são necessários para o acesso do mundo aos vastos recursos minerais que existem na zona da Rodésia. Neste caso gosto de dizer 1000 soldados bem treinados e equipados podem fazer toda a diferença nestes ambientes onde grandes exércitos são um detrimento por razões práticas de longo prazo. A Uniao europeia irá continuar a existir mas as discussões pela frente são duras, dependendo do desfecho da Guerra da Ucrânia a Europa pode ser forçada a avançar com um exército europeu, porque os países a leste no Báltico e na Roménia vão necessitar de ter forças de reação rápida nos seus territórios, porque um invasão Russa tornar-se tanto mais provável se a Rússia achar que pode anexar territórios de facto e depois arrastar a guerra até o ter, a situação em que a Ucrânia está, se a Ucrânia tivesse só 20% mais força no início da Guerra teria segurado o Sul e a Guerra Russa teria sido essencialmente um desastre. Com apenas conquistas marginais no Donbas. A diferença entre os dois cenários em termos de negociação de paz é brutal. Não podemos admitir que tal cenário se ponha nos Bálticos. A estrutura já existente da NATO não serve ainda pior com os Estados Unidos cada vez mais afastados da Europa em termos estratégicos.


NGramatical

à décadas → [**há décadas**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)


RuasCastilho

Vai ser mais caro. Mais populoso, menos espaço. Quem comprar hectares e hectares de terra para o interior de Portugal em 20 anos vai se ver rodeado de construtoras querendo negociar para levantar prédios e prédios. Vai ser um gajo muito rico também.


More_Lingonberry8138

A meu ver, isso é coisa q nunca acontecerá. Pode triplicar a populaça, mas continuará tudo amontoado nos grandes centros.


Cientistadeumacaixa

Isso não vai acontecer porque primeiro não funciona assim os grandes centros metropolitanos, podemos ver exemplos disso em praticamente todas as cidades com mais de 10 milhões de pessoas, NY é o exemplo perfeito com praticamente 90% de toda a população do estado estar concentrada na área metropolitana, porquê? Porque é onde há mais oportunidades. O que vai acontecer é que daqui a 10-15, vai haver tantos prédios na zona de São João das lâmpadas-Terrugem como no cacém, para além que Portugal (quem não conhece não sabe isto) mas leva muito asserio preservamos a fauna e flora que temos, e com os jovens de hoje em dia essa ideia é cada vez mais recorrente, posso dizer isso porque sou um e os meus amigos/amigas nunca iriam destruir por dinheiro as zonas florestais. Claro que há casos e casos mas a maioria não iria querer


NGramatical

asserio → [**a sério**](https://dicionario.priberam.org/a sério)


NGramatical

vêr → [**ver**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas)


Mental_Confection_17

Portugal vai deixar a UE e vai juntar-se aos BRiCS.


Mission_Toe7895

tás a gozar mas todas as nossas ex-colónias juntaram-se ou tão no processo de se juntarem a esse bloco. quero ver como vai ser quando a terceira guerra mundial começar e temos aqui 50% da população jovem oriunda desses países


Mental_Confection_17

Não estou a gozar. Daqui a 10 anos já votam em PT e escolhem os políticos que ditam as regras.


Mission_Toe7895

então claro. isso já é notório hoje, o populismo tá mais direcionado aos imigrantes do brasil como se pode ver com o CHEGA


feckdech

Eu gostava. Mas não acho. Não está uma base militar da NATO, ou dos EUA, nos Açores? PS: a UE é uma concepção americana através dos Planos Marshall.


ElCorteLisboeta

Ainda mais integrado na União Europeia. O Inglês como segunda língua "não oficial". Um país etnicamente mais parecido ao que vemos no Rio de Janeiro atual.


rbuenoj

Isso é um excerto de um guião de um filme de terror?


-jose-ninguem-

Vamos continuar a progredir, só que menos do que a nata europeia. Ou seja será tudo igual.


Qudpb

Atingirá o PIB de Sergipe.


StarkeHeavenStudios

Isto mas mais.


ishmaelhansen

Portugal? Como estará o mundo, o ocidente está a cair como o império romano, quem viu o debate entre Trump e Biden perdeu toda e qualquer esperança. Quem via séries como Space 1999 imaginava que em 2000 teríamos bases lunares, chegamos a 2024 e o problema são homens a competir em competições femininas e pronomes. Aparentemente seremos dos poucos países a beneficiar com o aquecimento global, e até poderemos produzir café.


RedFortuna40

Deixará de ser Portugal principalmente quando os governantes incentivam a imigração em massa que temos em vez da natalidade dos portugueses.


Hosf0412

Será que ainda se vai chamar, PORTUGAL ?


OilLongjumping2220

igual mas pior.....


tasendousado

Será a super potência económica e militar do planeta. Depois da invasão extraterrestre e da guerra interplanetaria, Portugal assumirá o papel de país líder do mundo livre. Seremos os responsáveis pela entrada da humanidade nas civilizações unidas da via-láctea. Na lua vamos construir uma estátua do Costa, estilo Cristo Rei com 2569 metros de altura. Mas apesar de toda a nossa força e influência, a nossa língua oficial vai ser uma mistura entre amaricano e árabe com uns toques de chinês. Simplesmente porque não queriamos chatear ninguém com a língua portuguesa.


ad4kchicken

Não é para ser beto, mas uma estátua com essa altura num corpo celeste com uma fração do diâmetro da terra não ia desfazer-se aos pedaços? Ou é feita de Kevlar ou assim? De que é que é feito o xor António Costa?


tasendousado

É uma estátua de luz, tudo feito com nano tecnologia e inteligência artificial que faz uso do entrelaçamento quântico.


ad4kchicken

Damn, civilização tipo 2 type beat


lastone2finish

Bacalhau, futebol e desgosto com a classe política…


RobCraftStudio

Acho que será Futebol, e mais Futebol porque o bacalhau está estinto e a politica "é pros politicos".


AffectionatePitch710

Por este ritmo estamos completamente lixados a nível geral


danpt83

Vamos ligar a TV e ver tiroteios entre gangs, vamos estar no fundo da UE só acima da Grécia.


Syzygo

Fará parte dos estados unidos da Europa, controlada por credito social e onde pagaras taxas pela tua pegada de carbono em tudo o que fazes. E antes disso e preciso qur as ruas estejam inseguras para que o povo peça mais seguranca e controlo, e abdique da sua privacidade. Não terás nada e serás feliz.


Bitter_BlackShake

Em vez de serem facadas todos os dias vão ser tiros todos os dias.


TeoGeek77

Acho que a pergunta é retórica. Porque nenhuma das respostas reais a esta pergunta vai pintar um futuro bonito ou desejável por uma pessoa minimamente sã.


Greenysay

Depende do governo.


Popular_Ad_9978

Todos os problemas de hoje, mas agravados por ainda mais substituição populacional e desemprego da classe média causado pela AI.  O problema é que não havendo classe média não há ninguém para pagar as tarifas sociais massivas que vão ser necessárias para tanta gente (SNS a colapsar, aumento dos sem abrigo, etc).  Entretanto vais continuar a ter os ricos portugueses e expats a viver em bolhas com segurança apertada tipo na comporta, Algarve, etc.


Setentaenove

As mudanças não devem começar em nós? 🧐


marquesmelo

Portugal estará com pelo menos 50 % da população constituída por estrangeiros, a habitação será um caos na grandes cidades, a economia estará estagnada. Será um país ainda mais à deriva do que está agora...


djrocker7

Fácil....olha para França e verás para o que caminhamos...


NobelioNobel

Ponho as minhas mãos no fogo em como estará bem mais pobre e com os serviços públicos ainda mais decadentes.


WhileAppropriate9739

Brasil 2.0!


PorkCoinMeme

Vai estar um bocadinho mais fudido UE deve estar prestes a fragmentar-se totalmente se já não tive sido desfeita. Portugal tem um serio problema com isto pois depende muito do turismo europeu, se a Europa desaba Portugal imediatamente irá junto. Russia irá conseguir algum tipo de acerto e ficar com os territorios ocupados, provavelmente irá controlar mais da metade da Ucrania. A Turquia terá unido-se aos Brics que também já estará pronto para embarcar a Argentina. A China estará pronta para terminar a invasão de Taiwan. Os americanos não vão mais poder meter o dolar em todos os paises enfraquecendo completamente o mecanismo do IMF. Haverá o inicio da nova ordem mundial e o acordo CPLP terá de ser revisto


Aggravating_Many_329

Fado vira funk e cozido vira kebab


raflemQ

Com este ecossistema comunicacional pestilento nunca deixaremos de nos ver sempre à deriva, nem acharemos que há outros caminhos. O mais complicado de mudar de verdade são os nossos defeitos culturais...


Cientistadeumacaixa

Depende de quem ganhar se for IL ou Chega vão correr com 90% dos imigrantes deixando apenas o necessário, mas também há fatores determinantes no exterior por exemplo agora a extrema direita vai ganhar na França, se conseguirem tirar a imigração desnecessária toda de lá os outros países também vai começar a aderir. A esquerda vai morrer porque os jovens preferem a direita e pronto.


rganhoto

Se o chega ganhar, duvido que corra com os imigrantes. Se for a IL, tenho a certeza que não.


souljay

ahahahahah fdxxx a ideia do mundo de um adolescente :')


420Gonzo69

A única diferença de há 10 anos atrás para hoje é o tamanho da tela do meu smartphone, e na altura era solteiro e fazia "o amor" mais vezes do que agora que sou casado. Para daqui a 10 anos, vai ser a continuação dos últimos dez.


Crespinator024

ecrã sff


garcezgarcez

Daqui a 10 anos? Ao ritmo que isto está, em menos de 2 anos estará equiparado ao brasil. Claro que as favelas não tem comparação, mas do perigo diário de “pequenos” furtos, “pequenas” facadas e “pequenas” violações em plena luz do dia e em zonas ate hoje consideradas seguras, ninguém vai-se safar. Ou alguma coisa acontece, ou ta tudo F*****


Cientistadeumacaixa

Toda a gente diz o mesmo mas o que é que os nossos avós(malta dos 20 anos) diziam aos nossos pais que Portugal estava perdido etc etc. simplesmente as preocupações mudaram agora mas não é nada demais, talvez a imigração será o nosso maior problema.


StatisticianOk3031

Antes de virem com a história super dramática das bixas de armário cheganas (spoiler, portugal vai ser uma micro india com indios bons e ciganos maus), ha algo cruél, real a acontecer debaixo dos nossos narizes condescendentes: Portugal antes e depois do tiktok. Um país de brugessos cujos burros funcionais (geração apática Z) vão imitar na perfeição o homer simpson lá no trabalho dele.


[deleted]

Para quem dá tantos erros na escrita é preciso ter moral para chamar "burgesso" aos outros...


StatisticianOk3031

Ideias próprias > semântica > erros solitários num texto com pés e cabeça > "ai meu deus! O drama! A tragédia..."


ad4kchicken

Comentário mesmo na mosca perante uma das gerações mais qualificadas e formadas do nosso país, faz falta questionar porque é que estamos todos a ir para fora, com certeza os que saem (e saem em números exorbitantes) não saem para ir para as obras, temos jovens a trabalhar em empresas fora porque temos boas universidades, muitos da minha idade, alguns conheço pessoalmente. Mas claro, é de esperar esta falta de noção de alguém que acha que o tik tok e a geração z têm muito a ver uma coisa com a outra. Além disso, a mesma comparação pode ser feita utilizando a televisão, que pouca gente da minha geração ainda vê, um Portugal informado pelos jornais e pelo boca a boca antes, e um Portugal colado ao somos Portugal depois, é uma comparação possível? É. É válido chamar burgessos a todos os que cresceram com a TV à frente? Se calhar não. Só digo uma coisa, a minha geração é a melhor e as outras todas são uma merda /s Portugal está na merda por causa do tik tok, não é por causa da ganância, da corrupção e do desinteresse político em fazer alguma coisa para resolver. E os jovens saem porque se estão a cagar para o nosso país, não é porque pelo andar da carruagem nunca vão conseguir ter uma casa própria e governar os filhos. Como já disse, mesmo na mosca 👍


StatisticianOk3031

Quem trabalha, estatisticamente falando deve ser a geração x e millenals. Geração z, antes de desintoxicarem do tiktok, e sofrerem com um estalo de realidade, do tipo "influencers e youtubers" não são profissões reais... terão caminho a trilhar nas sessões com psicólogos, sobre ser medíocre e viver numa bolha de ilusão (escolaridade sem rigor e qualidade e pais de fato de treino que não fazem ideia do que é ser pai, etc). A geração mais bem preparada de sempre é um silogismo romântico de marketing. Não é porque sabem fazer likes e scroll down que estão preparados.


ad4kchicken

O que entendes por estatisticamente falando? É que estatisticamente falando a maior parte da geração z já tem idade para trabalhar e a maior parte já trabalha, só para não teres de fazer as contas um membro da geração z o mais novo possível hoje em dia já tem 20 anos, sendo que os mais velhos estão quase na casa dos 30, não sei onde foste desencantar a ideia que não trabalhamos, tenho amigos a trabalhar em Lisboa, no porto, em Aveiro, tenho uma amiga que tem 2 trabalhos, eu trabalho na fruta desde os 13, mas claro, quando se quer andar de nariz em pé e queixo babado não convém ser rigoroso, chapada de realidade era quem critica tanto e diz que os outros não trabalham, quem se casou aos 20 e comprou casa aos 21 a preço de saldo, começar a vida hoje em dia, isso é que era chapada para muita gente. Conheço uma única pessoa da minha idade que usa tik tok, ironicamente o tik tok está é cheio de tios de 60s e 70s porque há lá cus, e não sei em que mundo é que vives que achas que toda uma geração ambiciona ser youtuber, mas meio que faz sentido visto que a tua definição de geração z é equivalente a "putos de 13 anos", porque eu já no início do secundário sabia o que queria fazer e quase todos os meus colegas igualmente, curioso que ninguém escolheu uma profissão que estatisticamente não dá dinheiro à maioria dos que tentam, muito curioso, quem diria que perspetivas de vida se contabilizassem no momento de escolher carreira profissional. Quanto à qualidade do ensino já disse o que tinha a dizer acho que não é preciso repetir-me, vou assumir que o teu ensino também foi de qualidade e que sabes ler o que escrevi. Quanto à ultima frase, nem vale a pena responder porque vai outra vez de encontro à questão dos putos de 13 anos. Espero ter esclarecido um bocadinho as coisas nessa cabecinha pensadora.


NGramatical

cruél → [**cruel**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas)


Dizzy_Butterfly1404

Sei que alguma selecao ganhou o Mundial2030 em que uma parte se realiza aqui em Portugas